O Abismo entre a Apple e Microsoft

Ainda curioso para fazer o update do Mountain Lion, me dei conta dos caminhos que a Apple e a Microsoft seguem. Caminhos totalmente diferentes com filosofias antagônicas.

Vejam bem, o Windows 8, ao contrário do ML, é um update radical, mesmo não oferecendo nenhuma mudança radical, por assim dizer, apesar da Microsoft ter gasto quantidades obscenas de energia, tempo e dinheiro no desenvolvimento do novo W8. A Microsoft está apostando tudo numa estratégia única de OS, desenvolvendo uma plataforma única que suporta desktop e mobile, mas com aquela pegada ultrapassada de grandes e longos períodos de desenolvimento para grande lançamento de OS. Como a Microsoft conseguirá competir com a Apple que adota lançamentos anuais de updates incrementais. Imagina se o Surface, que roda W8, levar esse tempo todo para receber um update… Tenho a sensação que o Windows 8 é o último nesta linhagem.

Por outro lado, a Apple já demonstrou que o caminho a ser seguido é o da integração do Mountain Lion e iOS 6, com OS diferentes que emprestam fundações um do outro. A integração entre os sistemas está apoiado, exclusivamente, no iCloud. Mas é claro que existem diferenças entre o novo gato e o iOS 6 (um é desenvolvido para o uso de teclado e mouse e outro é destinado para aparelhos portáteis touchscreen), porém, claramente transmitem uma experiência unificada. Steve Jobs já tinha feito esta análise na D8: AllThingsD de 2010 sobre como os computadores tradicionais serão cada vez menos usados, deixando o uso massivo para aparelhos portáteis, mas todos integrados:

“When we were an agrarian nation, all cars were trucks, because that’s what you needed on the farm. But as vehicles started to be used in the urban centers, cars got more popular. Innovations like automatic transmission and power steering and things that you didn’t care about in a truck as much started to become paramount in cars. (…) PCs are going to be like trucks. They’re still going to be around, they’re still going to have a lot of value, but they’re going to be used by one out of X people.”

Se tiverem curiosidade, aqui vai a entrevista completa: D8: Steve Jobs Onstage

Fala aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s