Mountain Lion

Mais um update, mais um gato. Diria que é um gato atualizado, pois Mountain Lion e Lion são os mesmos felinos em habitats diferentes.

Porém, não diria que OS X Mountain Lion é o mesmo que o OS X Lion. Nem mesmo como apenas um pequeno update.

Em outros tempos, lá no começo dos anos 2000, toda nova atualização do Mac OS X era um lançamento com toda a pompa reservada atualmente para os lançamentos do iPhone e iPad. O novo OS importava em novos ‘features’, melhora na performance, novos Apps nativos e, como todos esperam, um tapa significativo no UI por todo o sistema. Assim como o novo iPhone, as filas se faziam nas Apple Stores.

Mesmo sendo uma extravaganza, os preços eram duros de serem engolidos pelo consumidor casual. OS X Leopard veio custando $129 obamas e a adoção da nova versão demorou para embalar. Agora, assim como fez com o OS X Lion ($ 29 obamas), a Apple entrega o novo gato por apenas $19 obamas e por mais que digam que é um update modesto, pelo preço, vale muito dar o pulo para a próxima versão.

Vale relembrar que o Snow Leopard, embora um grande avanço técnico e em preformance, o sucesso na adoção desta versão se deu com uma nova abordagem da Apple em estabelecer o preço em $29 obamas. A decisão da gigante de Cupertino funcionou e agradou a crítica especializada e consumidores. Snow Leopard começou uma nova era para os OS, principalmente por trazer um esforço de engenharia tão grande por um preço tão módico.

Recentemente veio o Lion que, resumidamente, apresentou alguns incrementos visuais como o Launch Pad e Mission Control pelo mesmo preço de $29 obamas. Diria que a grande mudança foi o modo de distribuição adotada pela Apple. Dessa vez, OS X Lion seria atualizado apenas pelo Mac App Store e o resultado foi uma adoção em massa. De acordo com a Apple, cerca de 40% dos Macs estavam rodando Lion em apenas 9 meses (comparando com o Windows 7 , que levou pouco mais de 2 anos para atingir o mesmo percentual).

Agora, um ano depois, nós temos Mountain Lion e só por $19 obamas. Claramente será um sucesso de adoção. Quanto aos features, falo já assim que eu por as mãos no gato.

D.E.

Fala aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s