Square + Starbucks

Sou fã da Square desde que Jack Dorsey anunciou em meados de maio de 2010 e fiquei feliz de ver que a Starbucks resolveu investir na companhia, adotando seu formato inovador de pagamento eletrônico. O NYT tem a notícia:

Cash moved one small step nearer to its deathbed with the announcement on Wednesday that Square, the mobile payments start-up, would form a partnership with the Starbucks Coffee Company.

This fall, Square will begin processing all credit and debit card transactions at Starbucks stores in the United States and eventually customers will be able to order a grande vanilla latte and charge it to their credit cards simply by saying their names.


Ficou claro que a inovação da Square é sólida e poderá ser aplicada de forma mainstream. Até para matar a curisosidade, atualmente a Square oferece card reader e 3 Apps que se interligam:

Square Card Reader

O primeiro, e o mais inovador, dos três serviços é um pequeno apetrecho quadrado (claro, né?) que se conecta no headphone connector jack do iPhone (e outros iDevices, além dos Androids) e é, basicamente, um leitor de cartão de crédito/débito. O App que é utilizado em conjunto com o leitor é a alma do negócio, e lá vc faz toda a transação (com input de senha ou assinatura), descontos, tips, refunds etc.

Square Register

O Square Register é, na verdade, outro App para ser utilizado com o iPad. Essencialmente, o iPad faz a vez da máquina registradora, oferecendo tudo que se espera para processar uma venda, podendo controlar todas as vendas etc.

Pay With Square

Este App é voltado para o cliente. Aqui o app facilita a compra fazendo que clientes regulares nem precisem sacar mais a carteira, cartão de crédito/débito ou dinheiro. Você faz o pedido pelo telefone (a caminho da loja) e ao chegarVocê pode até mesmo abrir uma “conta” e ter direito a descontos, rewards pro frequência etc.

Aliás, a ideia da conta é tão legal que pode ser aberta automaticamente assim quando você chega na loja. Aí é só fazer o pedido e dando o seu nome completo o atendente processa a venda e encerra a conta. Se já não precisava pegar a carteira, com “conta” aberta automágicamente, não precisa nem mexer no iPhone. Incrível:

With Square on your iPhone you’ll never have to swipe your credit card again. Simply walk in the door and say your name at the counter. Pay without ever touching your wallet or phone.

As lojas/restaurantes que utilizem Square fazem parte da Square Community e são listadas no serviço podendo ser encontradas por qualquer um que use o Pay With Square.

Bom, eu sou fã da ideia e não vejo a hora deles vierem para o Brasil. Claro que vai demorar, mas imagino que as transações de crédito e débito são iguais no mundo inteiro, o que não deve atrapalhar tanto na adaptação do Square no Brasil.

Eu mesmo venho desenvolvendo um projeto de restaurante e adoraria adotar a tecnologia da Square. Acho que facilitaria a vida para administrar o pagamento, sem contar que a taxa pela transação é fixa, independentemente da bandeira do cartão, e o investimento em equipamento é mais barato (1 ou 2 iPads seriam o suficiente).

Agora, isso tudo é novidade, mas daqui a alguns anos os pagamentos que faremos em lojas e restaurantes vão se resumir a transações que não dependem de troca de dinheiro (papel moeda).

Fala aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s