The New iPhone is almost here

A Apple acabou de enviar o convite oficial  (9to5 Mac) para o próximo evento da empresa no dia 12 de setemebro. Como se pode ver, o convite é limitado à “It’s Almost Here” em cima do número 12 que, por sua vez, projeta uma sombra ‘para frente’ do número 5.

Imediatamente, todos os sites especializados (iMore, MacMagazine e MacRumors) apontam que esta é uma confirmação para que o próximo smartphone seja chamado de iPhone 5, o que contraria o que venho defendendo, simplesmente pelo fato do tão aguardado aparelho ser de 6ª geração.

Como bom advogado que sou, e atento aos detalhes que recheiam todos os convites da Apple, digo que o novo iPhone não será o chamado de iPhone 5. Ao meu ver, a sombra com o número 5, somado ao “It’s Almost Here”, é uma pista menos óbvia e mais sutil, indicando, na realidade, o número de fileiras de apps que passará a ser cinco. Você deve perguntar por quê, né? Vou explicar as três razões que me fazem acreditar nisso. Antes, vale lembrar que nenhum convite da Apple a informação sobre o evento é óbvio e a sutileza dos detalhes sempre fez diferença.

Vamos as três razões que me fazem ver dessa forma:

  1. A Apple nunca escolheu o nome de aparelho por comoção pública, assim como não adota tecnologia ou feature simplesmente porque o público quer. Veja o exemplo do Blu-ray que jamais foi incorporado à linha de iMacs e Macbooks ou da função cortar/colar que somente apareceu no iOS 3. Por fim, o melhor exemplo é o Novo iPad que, mesmo sendo de 3ª geração, não adotou a alcunha de iPad 3. Apenas o Novo iPad. Vejo a Apple seguindo o mesmo caminho o novo iPhone (imaginem quando a Apple lançar a 10ª versão… será que ela vai chamar de iPhone 10? Portanto, abolir a numeração após o nome iPhone resolve qualquer problema futuro de branding);
  2. A indústria especializada vem reportando a alguns meses que o novo iPhone será o primeiro smartphone da Apple com tela de 4″. Pois bem, o número 5 no convite é uma confirmação disso. E aí, você pergunta, como assim mano? Se a tela é de 4″ porque o 5 no convite? Eu explico. Com a atual tela de 3,5″, são apenas visíveis 4 linhas de Apps (menos o dock que é fixo), assim, com a nova tela de 4″ seria possível mais uma linha de Apps, chegando as 5 linhas. O “It’s Almost Here” é o recado para os fãs de tela grande de está quase “aqui” (no mercado);
  3. Como falei no meu segundo post (já estou caminhando para o 50º. Yeah!), não me parece coerente a Apple chamar a sexta versão do iPhone de 5. Chega a ser óbvio. Mesmo assim, a numeração do iPhone jamais se referiu à geração do modelo. Veja que o primeiro iPhone era apenas de iPhone (e no suporte/documentação interna é chamado de iPhone (1g), hoje em dia), o segundo foi o iPhone 3G , terceiro iPhone 3GS e o quinto como iPhone 4S. Apenas a quarta geração ganhou a numeração correspondente, talvez até por coincidência, se chamando de iPhone 4 (há quem diga que na verdade que a versão CDMA do iPhone 4 e 4S são subgerações do quarta e quinta geração…).

Falado tudo isso, continuo apostando que a Apple vai abandonar as numerações para o próximo smartphone limitando-se a chamá-lo de New iPhone.

p.s.: a única razão que vejo para o nome iPhone 5 é a necessidade dos novo compradores de smartphone precisarem de uma identificação de novo modelo. Talvez a palavra “novo” não seja o suficiente e a necessidade de manter a numeração frente ao nome do smartphone seja necessário. Mas aí, como faz quando a Apple vender a 10ª geração do smartphone? iPhone 10 não me parece bom para o marketing…

Fala aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s