Google Reader será aposentado em 1º de Julho de 2013

Em Julho de 2011, após ser nomeado CEO, Larry Page postou no Google+ que a companhia iria focar em poucos produtos Google, o que resultaria na melhora de produtos considerados excelentes e mesmo desperdícios de energia em produtos de nicho ou com pouco uso.:

Greater focus has also been another big feature for me this quarter — more wood behind fewer arrows.

Tem sido assim desde então sem grandes surpresas, até ontem quando foi anunciado uma nova leva de limpeza mataram o Google Reader. Choque para todos. Comunidade nerd entrou em polvorosa. Galera no twitter xingando tudo e todos e até lançaram uma hashtag #savegooglereader.

Passado o choque, todo mundo se pergunta qual seria a alternativa para ler feeds depois que o Google desligar os aparelhos do Google Reader. O problema aqui não é o client que será usado para ler os feeds, e sim o que estes clients farão para listar os feeds depois que o Google encerrar o reader que, siginifica, não dar mais suporte ao API do Google Reader.

O que é API? É um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que pretendem apenas usar seus serviços.

Dito isso, qualquer alternativa nada adiantará quando o API, não oficial diga-se, for morto. Fui, então, à procura de alternativas. Achei o The Old Reader e o Feedly.

The Old Reader

Apenas na versão web, com extensões para Chorme e Safari, o The Old Reader promete oferecer a experiência original do Google Reader e, realmente, parece uma solução promissora, mas ainda tem aquela pegada meio beta e parece cru.

Não encontrei nada falando sobre o uso do API do Google Reader e o que vai acontecer depois de 1º de Julho.

Feedly

Até agora a melhor solução, com vários formatos de leitura, integração com as principais redes sociais, leitores etc.

Melhor do Feedly é a promesssa deles de clonarem o API do Google Reader e fazer uma transição automática e imperceptível dos feeds depois de 1º de Julho. O projeto se chama Normandy e parece resolver a minha preocupação:

Transitioning from Google Reader to feedly

Google announced today that they will be shutting down Google Reader. This is something we have been expecting for some time: We have been working on a project called Normandy which is a feedly clone of the Google Reader API – running on Google App Engine. When Google Reader shuts down, feedly will seamlessly transition to the Normandy back end. So if you are a Google Reader user and using feedly, you are covered: the transition will be seamless.

If you are a Google Reader, give feedly a try before July 1st, and you will be able to migrate seamlesly (…)

Se quiserem tentar o Feedly, seguem os links:

Enjoy.
Ω

Fala aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s