21st Century Fox

Ontem, a News Corp anunciou a separação da divisão de entretenimento da companhia (incluindo os estúdios) e divulgou o nome da nova empresa que está sendo formada: 21st Century Fox. O novo nome demonstra, claramente, que o objetivo da nova companhia é o futuro.

Mudança simples né? Toda hora lemos sobre fusões e aquisições de grandes empresas e essa é mais uma fácil de entender, certo? Errado, a imprensa (despreparada) consegue complicar um simples anúncio, principalmente, dizendo que a Twentieth Century Fox havia mudado de nome.

Não é isso que tá rolando galera! Os dois estúdios Twentieth Century Fox, como está no comunicado para a imprensa, não vão mudar de nome simplesmente por conta da tradição da marca. A única diferença é que estes estúdios passam a fazer parte do 21st Century Fox, certamente uma holding do grupo News Corp. Simples assim. Na realidade, não muda nada e a Twentieth Century Fox contiuará a fazer cagada nos filmes do X-men.

Apenas por curiosidade, há 30 anos Rupert Murdoch, através da News Corp, comprou a Twentieth Century Fox, na época um dos maiores estúdios de TV e cinema do mundo. Por sua vez, a Twentieth Century Fox nasceu de uma fusão das então concorrentes Twentieth Century e Fox, resultando no nome tradicional do estúdio. Aquela historia que a expressão “século vinte” tinha apenas para homenagear o século passado não procede e, por isso que faz sentido a News Corp manter a tradicional marca.

Por ser uma marca, não faz o menor sentido mudá-la, ainda mais que a marca tenha um nome que refletia uma data ou evento ou qualquer outra característica que fazia sentido na época.

Vejam a Kodak, que dizem que o fundador George Eastman se inspirou no barulho que se fazia ao “andar” o filme e “clicar” para bater uma foto nas câmeras fotográficas do século retrasado. Hoje não temos mais este barulho (ou procedimento) para tirar uma foto e nem por isso a Kodak mudou de nome. Aliás, a história da Kodak merece um post exclusivo, ainda mais após o pedido de falência no ano passado.

Ω

Fala aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s