Experimental Prototype Community of Tomorrow

Não sei se sabem, mas antes de Walt Disney “morrer” em 1966, vítima de câncer de pulmão, o Experimental Prototype Community of Tomorrow, ou o acrônimo EPCOT, era um conceito desenvolvido pelo próprio Disney para ser uma cidade planejada num terreno gigantesco comprado perto de Orlando, na Flórida, com o objetivo de ser uma “comunidade do futuro”. A ideia era estimular as grandes corporações americanas para desenvolverem novas e audaciosas idéias para a vida urbana.

Em Outubro de 1966, Walt Disney disse:

EPCOT will take its cue from the new ideas and new technologies that are emerging from the forefront of American industry. It will be a community of tomorrow that will never be completed. It will always be showcasing and testing and demonstrating new materials and new systems.

O EPCOT original era o coração de um plano maior chamado de Project X (hoje Walt Disney World Resort) e seria o epicentro do mundo de Disney como uma cidade modelo para desenvolver projetos e ideias pensando no futuro, especialmente abordando questões como aumento de escala na produção de comida, formas alternativas de transporte, desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação.

Curioso que a ideia original do EPCOT nasceu no início da década de 1960, quando Walt Disney já gozava de enorme sucesso na indústria de entretenimento (Walt Disney Productions já era a maior produtora de filmes do planeta, depois se transformou na Walt Disney Company), e a sua família começava a crescer com muitos netos. Os netos, essencialmente, foram o primeiro passo para a concepção do EPCOT, pois ao assistir seus netos crescerem, Walt começou a se preocupar com o mundo em que eles viveriam. Walt via o crescimento desordenado, agitado e violento da California como problemas sérios.

Mas antes do projeto EPCOT começar a ser desenhado, Disney construiu o Disneyland Park na Califórnia, já dando uma amostra da visão que tinha de senso de comunidade e futurismo. Em seguida, Disney começou a perceber que os seus Imagineers (engenheiros sinistros responsáveis por imaginar e conceber as atracões da Disney) tinham acumulado conhecimentos sobre edifícios e relações espaciais em relação às pessoas no desenvolvimento da Disneyland poderia ser colocada em uso em comunidades planejadas e até mesmo cidades inteiras.

A idéia de criar uma cidade perfeita parecia – e era – tão sensacional que Disney começou a se dedicar profundamente sobre planejamentos de cidade e baseou o Project X e EPCOT no livro Garden Cities of To-morrow, de Sir Ebenezer Howard. Disney fez de tudo para transformar o conceito que tinha em mente em realidade.

Além de sensacional, a magnitude do conceito do EPCOT era tão surreal que Walt Disney não queria a intervenção do governo em nenhum aspecto do projeto e chegou a solicitar que a Walt Disney Productions tivesse jurisdição municipal sobre a terra que haviam adquirido. Só assim Walt Disney poderia ter total controle sobre todas as partes da propriedade, até na forma como os edifícios seriam construídos e todos os aspectos de planejamento que uma cidade necessitava. Disney estava planejando novas idéias na vida urbana e não queria a mão do governo metida no seu sonho. Assim nasceu Reedy Creek Improvement District.

A evolução final do EPCOT foi para o parque temático que todos conhecem hoje em dia. Agora, penso se Walt Disney teria ficado feliz com o resultado ou se sentido traído com a deturpação do conceito original.

Se tiverem curiosidade para ver os planos originais do EPCOT, sugiro visitarem o Tomorrowland Transit Authority PeopleMover no Magic Kingdom. Se não rolar de visitar agora, podem comprar o livro Designing Disney’s Theme Parks: The Architecture of Reassurance que é uma abordagem extensiva da construção dos parques, mostrando muito dos conceitos e planos originais de Disney.

Ω

2 pensamentos sobre “Experimental Prototype Community of Tomorrow

    • A ideia de diversão fazia parte do plano original dos parques, tanto que o Project X previa a construção de hoteis, parques e áreas de lazer… Acontece que o EPCOT era a visão que Disney tinha do futuro e isso não me parece ter sido preservado.

Fala aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s